Saúde sensibiliza servidores da Educação para doação de órgãos

  • 24/Mai/2019 13h26
    Atualizado em: 24/Mai/2019 às 13h28).
Saúde sensibiliza servidores da Educação para doação de órgãos Foto: Nielcem Fernandes/Governo do Tocantins

A equipe da Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) está realizando visitas a diversas instituições para sensibilização dos servidores quanto à doação de órgãos. Na última terça-feira, 21, uma apresentação foi realizada para servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) sobre a importância da sensibilização das pessoas para doação de órgãos, contribuindo para que novos transplantes sejam realizados no Tocantins. A ação aconteceu na sala de reuniões da Seduc.

A gerente da Central de Transplantes do Tocantins (CETTO), Suziane Aguiar Crateús Vilela, explica que as apresentações fazem parte das ações de planejamento do ano de 2019. “Nosso objetivo é fortalecer a sensibilização da população nos órgãos da administração do Estado e Município. Já fechamos termos de cooperação com o Corpo de Bombeiros e hoje foi à vez da Seduc. A próxima ação será na Secretaria de Saúde do Município, direcionada para as UPAS e SAMU, onde nós formos chamados para levar estas informações sobre doação de órgãos.”

A responsável técnica da equipe de transplantes, a médica Ana Beatriz, explicou detalhadamente como é realizado o transplante de córneas no Tocantins, o único que é realizado no Estado. “A captação é rápida e dura aproximadamente 20 minutos, e na maioria das vezes não tem nenhum comprometimento estético para o doador”, disse.

A servidora da Seduc, Fauzia Jordy, aprovou a ação e acha importante a expansão da informação nas escolas. “É muito importante a divulgação dessas informações, é necessário que as pessoas tenham consciência que podem ser doadoras.”

Como ser um doador

Podem ser doadores pacientes entre 2 a 80 anos que não apresentem histórico de infecção generalizada, hepatite B e/ou C, HIV (Aids), linfomas ativos e leucemias, dentre outros critérios estabelecidos por regulamentação.

Com serviço de captação 24 horas no HGP, o Banco de Olhos também atende hospitais particulares quando acionado, podendo ser contactado pelos telefones (63) 3218-1061 e 99208-9392. Dúvidas e informações também podem ser esclarecidas pelo e-mail: boto@saude.to.gov.br e pela rede social www.facebook.com/bancodeolhosdotocantins.

Sugestão de legenda: A equipe da Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) está realizando visitas a diversas instituições para sensibilização dos servidores quanto à doação de órgãos.