Está aberta fase de inscrições para a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa

  • 23/Fev/2021 15h11
    Atualizado em: 23/Fev/2021 às 15h21).

A Olimpíada de Língua Portuguesa é formada por uma série de etapas: inscrições e adesões, oficinas nas escolas, etapas estaduais, semifinais e final

A fase de inscrição dos professore e adesão das secretarias de educação estaduais e municipais para a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa iniciou nessa segunda-feira, 22, e segue até o dia 30 de abril. Após as inscrições e adesões, serão realizadas as oficinas nas escolas, as etapas estaduais, semifinais e finais.

O concurso deste ano traz novidades. Para participar da Olimpíada, o professor deve redigir um ‘Relato de prática’ contando como o trabalho foi desenvolvido com sua turma; além disso, junto com os alunos e alunas, o professor deve selecionar algumas produções textuais ou audiovisuais e algum registro significativo do percurso (fotografia, vídeo, áudio, etc).

O “Relato de prática” deverá ser inserido no sistema, acompanhado de um conjunto de materiais, a Linha do tempo e o Álbum da turma que, reunidos, vão contar a história da trajetória de trabalho de produção de um dos gêneros textuais e produção audiovisual do concurso: Poema, Memórias literárias, Crônica, Documentário e Artigo de opinião. Quando o ‘Relato de prática’ for selecionado, a turma inteira será reconhecida.

Com o tema “O lugar onde vivo”, a Olimpíada prevê a realização de oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio, sob a orientação dos professores inscritos. O tema é um estímulo à reflexão sobre as realidades locais. Neste ano, a competição tem como homenageada a professora, poeta e ficcionista, Geni Mariano Guimarães.

Desde a edição de 2019, a Olimpíada de Língua Portuguesa passou a incluir o gênero textual documentário, para estudantes da 1ª e 2ª séries do ensino médio. Os demais gêneros textuais estão nas categorias poema, para o 5º ano; memórias literárias, para 6º e 7º anos; crônica, para 8º e 9º anos do ensino fundamental. Para o ensino médio, o gênero trabalhado é artigo de opinião, para a 3ª série.

O professor e a turma selecionam uma amostra de produções finais representativas e suas respectivas versões preliminares. No caso do trabalho com os gêneros Poema, Memórias literárias, Crônica e Artigo de opinião, devem ser selecionadas duas produções finais e duas versões preliminares de cada produção; para o Documentário, serão duas produções audiovisuais finais e outros dois materiais preliminares (storyboard, sinopse, argumento, roteiro, entre outros) de cada produção.

O regulamento, as inscrições e informações gerais sobre essa edição da Olimpíada de Língua Portuguesa podem ser acessados por meio da página Escrevendo o Futuro em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/concurso. A celebração final e revelação dos professores e turmas vencedoras está prevista para o dia 10 de dezembro.

O objetivo da Olimpíada, que foi lançada pela Fundação Itaú Social e Ministério da Educação, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), é apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita.