Gratidão é o sentimento que hoje impera em nossos corações

  • 08/Apr/2022 16h37
    Atualizado em: 08/Apr/2022 às 16h48).

*Por Joana Castro

O dia 7 de abril de 2022 estará eternizado em nossos corações, pela emoção vivida durante as comemorações do Dia Nacional do Jornalista, quando a Câmara Municipal de Palmas fez uma homenagem especial ao fundador deste veículo, inaugurando o Salão de Eventos da Casa, nominado de “Jornalista Salomão Wenceslau”.

Baixada a adrenalina pela moção do momento, não poderia deixar de vir a público externar nossos agradecimentos por tão honrosa homenagem, que deixa registrada para as novas gerações a história do nosso saudoso Salomão.

Aurélio, eu e os demais familiares de Salomão, agradecemos profundamente e de maneira especial à presidente da Câmara e autora do Projeto de Resolução que propôs a homenagem, Professora Janad Valcari; à vereadora Professora Iolanda Castro, reponsável por relatar o projeto na CCJ, recomendando a aprovação do mesmo, e a todos e cada um das vereadoras e vereadores, que de forma célere e unânime aprovaram em Plenário a proposta da homenagem.

Agradecimento, não menos especial aos amigos da nossa família e aos colegas de lida, que não mediram esforços para atender nosso convite, e numa manhã de quinta-feira, deixar seus afazeres para nos prestigiar com suas presenças. Gratidão a todas e todos!

Como disse em meu pronunciamento durante a cerimônia de inauguração, esse registro, que para muitos pode ser simplesmente uma placa, para nós familiares de Salomão, significa muito, porque deixa marcada sua memória nesta Augusta Casa de Leis que é tão importante para a sociedade. É o reconhecimento ao relevante trabalho por ele prestado ao povo palmense e tocantinense, através da boa informação e principalmente, por dar voz aos cidadãos através das suas reportagens.

O salão de eventos “Jornalista Salomão Wenceslau” tem por finalidade homenagear um dos grandes pioneiros da comunicação em nossa região. Jornalista, radialista e fomentador da cultura, Salomão Wenceslau sempre se fez presente e participativo em momentos históricos. Foi fundador do canal “O jornal” onde reportava, comentava e emitia opiniões sobre o cenário local do Tocantins. Sua coluna “Dois dedos de Prosa” era leitura obrigatória semanal, além do seu trabalho no rádio que também foi marcante com coberturas internacionais importantes, registra a placa alusiva.

O sentimento que temos hoje e para sempre é de alegria e de gratidão; alegria pela homenagem justa e gratidão pela forma de perpetuar sua história, visto que Salomão tem realmente papel fundamental na história de Palmas e do Tocantins.

Termino com uma homenagem especial ao Salomão com seu tradicional bordão: É, pois é. É isso aí.