Solidariedade marca celebração do Dia Mundial do Doador de Sangue

  • 14/Jun/2022 19h30
    Atualizado em: 14/Jun/2022 às 19h45).

Com uma programação especial as unidades da Hemorrede homenageiam todos os doadores de sangue do Estado

Em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou uma programação especial nas unidades da Hemorrede Tocantins. As homenagens realizadas durante todo o dia tiveram como objetivo agradecer todos os doadores e despertar a população para o ato de doar.

Na Capital, com a presença o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, o Hemocentro Coordenador de Palmas (HCP) preparou um café da manhã especial, com a participação da banda de música da Polícia Militar do Tocantins (PM-TO), da promotora de Justiça, Araína D'Alessandro, o oficial do 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, Capitão Frederico e da equipe técnica da SES-TO, diretores e superintendentes.

“Para nós é uma felicidade participar do evento, prestigiar e homenagear cada um dos doadores que com amor praticam esse gesto de solidariedade. Eu sou doador a mais de 10 anos e sei como é importante esse gesto, que para muitas pessoas pode ser simples, mas é vital para quem está precisando de sangue”, destacou o secretário Afonso Piva.

Além de Palmas, nas outras unidades da Hemorrede foram oferecidos cafés da manhã para os doadores. As programações ocorreram em Araguaína, Porto Nacional e Gurupi. Em Augustinópolis, a Unidade de Coleta celebrará o Dia Mundial dos Doadores de Sangue no dia 24 de junho com um café da manhã.

“Parceiros pela Vida”

Ministério Público do Tocantins (MPTO) também celebrou o Dia Mundial do Doador de Sangue, realizando a 10ª edição do projeto “Parceiros pela Vida”, nesta terça-feira, 14. As doações aconteceram durante todo o dia na unidade móvel do Hemocentro, estacionada entre o MPTO e a Receita Federal.

O projeto é coordenado pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Saúde (CaoSaúde), órgão do MPTO, e foi criado no ano de 2020 com a finalidade de auxiliar o estoque da Hemorrede Tocantins. “O projeto tem sido um sucesso e hoje estamos realizando a 10ª edição em um dia comemorativo”, conta a promotora de Justiça Araína Cesárea, coordenadora do CaoSaúde.

Nesta edição, mais de 60 pessoas se cadastraram para fazer a coleta de sangue.

Parceiros

A iniciativa é conduzida pelo MPTO, em parceria com a Justiça Federal, Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO), Ministério do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal (MPF), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Receita Federal, Sebrae, OAB Tocantins, Hemorrede e Correios, além da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP) e Associação dos Servidores Administrativos do Ministério Público (Asamp), entidades classistas do MPTO.