Pracinha da Cultura recebe espetáculo “O Homem e a Mancha” no dia 29 de maio

O evento terá entrada franca, porém, com ingressos limitados

Publicado em: 23/05/2024 11:06:00

Compartilhar com:

Foto: Divulgação


Um monólogo que faz uma releitura do clássico mundial ‘Dom Quixote de La Mancha’, de Miguel de Cervantes. Este é o espetáculo ‘O Homem e a Mancha’, que estreia em Palmas no dia 29 de maio, às 19h15, na Pracinha da Cultura, localizada no Setor Morada do Sol II, região Sul de Palmas. A realização do projeto celebra os 22 anos de carreira do ator e produtor cultural tocantinense Kaká Nogueira.
 
O evento terá entrada franca, porém, com ingressos limitados. Os interessados devem reservar a entrada através do email
[email protected]. Mais informações também podem ser conferidas através das redes sociais da Cenaberta Produções Culturais.


Para Kaká Nogueira, encenar ‘O Homem e a Mancha’ é um desafio apaixonante. “É uma peça teatral escrita há 30 anos, que foi vanguardista e inovadora em sua época e, até hoje, é uma obra moderna, relevante e potente do teatro brasileiro”, revela o artista.


Sinopse de ‘O homem e a mancha’


Miguel é um homem recém-aposentado que se fecha no seu apartamento, onde ele acredita ter tudo que precisa para viver os seus merecidos dias de descanso. Ele, que vive um amor platônico, é subitamente tomado por sonhos e fantasias. E na busca de si mesmo, transforma-se no Dom Quixote e no Homem da Mancha, personagens que buscam algo que os defina - aventuras, amor e um propósito. O espetáculo é uma adequação atualizada de "O Homem e a Mancha" de Caio Fernando Abreu, em sua brilhante releitura contemporânea de "Dom Quixote de La Mancha" de Miguel de Cervantes.
 

Projeto


A exibição do espetáculo ‘O Homem e a Mancha’ é uma realização da Cenaberta Produções Culturais, projeto contemplado com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura via Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) 2023 e também por recursos da Lei Complementar nº 195/2022, apresentado pelo Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins. Haverá acessibilidade com interpretação em Libras e foco na democratização do acesso, sendo a apresentação para moradores de bairro da região Sul da Capital. 


Direção


Para a dirigir o espetáculo, Kaká escolheu o goiano Mauri de Castro com quem trabalhou no início de sua carreira, em curso de formação de atores, em 2002. “Foram 17 jovens talentos teatrais que participaram deste curso e tiveram a oportunidade de passar por uma pesada banca de examinação do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado de Goiás (Sated-GO), em apenas oito foram aprovados. Sinto-me honrado de estar entre estes”, comemora Kaká.  


Para o diretor, a honra é recíproca. “É uma grande alegria, principalmente com atores da qualidade do Kaká Nogueira e Bell Gama, que acompanhei desde o início de suas carreiras. Tenho muito orgulho desse casal, que trabalhou comigo de 2000 a 2002, por terem persistido nesse ofício tão difícil - quase sempre ingrato - e que exige muito amor, generosidade, disciplina e entrega”, declarou Mauri de Castro, que assina nesta direção uma celebração também de seus 50 anos de carreira.
 
Produtora-executiva e assistente de direção do espetáculo, a atriz Bell Gama considera a montagem como singular e de muito orgulho. “Um trabalho que se inspira na simplicidade do cotidiano, em que objetos característicos da regionalidade tocantinense são ressignificados e levam, de forma cômica, ator e público a mergulharem em um mundo de fantasias, onde se acredita que enhuma causa está perdida antes da luta começar”, comentou Bell Gama.
 
Kaká Nogueira (ator)

Ator, diretor, roteirista e produtor cultural com 26 anos de experiência. No teatro participou dos espetáculos De Caso com a Solidão; Pequeno Príncipe no Cerrado; Drácula – a ética cósmica; O Antiquário Frankl; Torrenegra; Dias Difíceis; Sol nos Olhos; Os Três Porquinhos; O Resgate de Roseline Brow; O Salto; Sacra Folia; O Diagnóstico; Tupi or not Tupi; Belfagor – o arc diabo que se casou; Paixão de Cristo. No cinema, participou dos longas-metragens O Comedy Club; Operações Especiais; Palmas eu Gosto de Tú; Xingu; TeAitua; A Massa que faz o pão; Microcontos de terror; Apoio Cultural; O Som de Lá; Tempos Difíceis; e Cheque ou Mate?. Na TV, participou da série O Boneco de Barro e o Rei. 


Ficha Técnica


Realização: Cenaberta Produções Culturais Ltda

Autor: Caio Fernando de Abreu

Direção: Mauri de Castro

Ator: Kaká Nogueira

Assistente de Direção e Produção: Bell Gama

Sonoplastia: Leo Perotto

Técnico de som: Bruno Barbosa

Cenografia: Kaká Nogueira, Bell Gama, Ronan Gonçalves, Erdilez Paiva

Iluminação: Kaká Nogueira e Thiago Omena

Figurino: Bell Gama

Identidade Gráfica: Henrique Rafael

Ascom: Cinthia Abreu

Preparação corporal: Meire Maria

Fotografia: Emerson Silva e Fernanda Barbosa

Assistente de Produção: Izabella Carvalho e Reverson Cardoso

Intérprete de Libras: Thallyta Teixeira