Coesa reúne em Paraíso para reforçar medidas preventivas na cadeia avícola do Estado

O Comitê Estadual de Sanidade Avícola é composto por representantes de órgãos públicos e da iniciativa privada

Publicado em: 24/05/2024 14:55:00

Compartilhar com:

Foto: Divulgação -Equipe do Coesa durante reunião em Paraíso do Tocantins


O Comitê Estadual de Sanidade Avícola do Tocantins (Coesa) realizou na manhã desta sexta-feira, 24, em Paraíso do Tocantins, a segunda reunião ordinária do setor avícola do Estado. Estiveram presentes representantes da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), da Superintendência Federal da Agricultura no Tocantins, representantes da iniciativa privada, Conselho Regional de Medicina Veterinária, Naturatins e Associação de Avicultores do Centro do Tocantins. A Regional de Paraíso conta com 19 granjas avícolas.


Durante a reunião foram discutidos a prorrogação por mais 180 dias do estado de emergência zoossanitária em todo território nacional; as ações de prevenção, vigilância e resposta a Influenza Aviária no Tocantins; as solicitações de Licença Operacional ao Naturatins, entre outros temas relevantes para a cadeia produtiva da avicultura no Estado.


De acordo com a responsável técnica pelo Programa Estadual de Sanidade Avícola, Mariana Teles, a Adapec apresentou aos membros do Comitê as ações preventivas de controle da Influenza Aviária que vêm sendo realizadas pela Agência no Tocantins.


“Apresentamos o mapeamento das aves migratórias que está sendo realizado pela Agência, além disso, debatemos um ofício encaminhado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária sobre a biosseguridade, que reforça a importância da vigilância e fiscalização nas granjas avícolas”, disse Mariana Teles, acrescentando que a Adapec irá intensificar a fiscalização nestes estabelecimentos.